FTTH – Como implantar ?

Postado em 12/jan/2016 em GPON

Qual a novidade da Tecnologia FTTH ?

Assim como já publicado no post FTTH – O Futuro dos Provedores via Rádio, a implementação de redes passivas ópticas(PON) já é uma realidade e está crescendo cada vez mais.

A implantação de redes FTTH com tecnologia GPON ou EPON não se restringe somente ao cenário das operadoras ou provedores de internet, hoje esse tipo de rede pode ser aplicada com uma alternativa as redes LANs para prédios, condomínios, hospitais, campus de universidades ou grandes empreendimentos.

Sobre o FTTH

A arquitetura de uma rede FTTH com implementação da tecnologia PON diminui drasticamente a quantidade de cabos metálicos e elementos ativos (swicthes/routers), que que são substituídos por fibra óptica, splitters (elementos passivos) e ONTs.

Estima-se que o uso de redes PON em alternativas as redes tradicionais LAN representam uma economia de até 50% em espaço e infra necessária para passagem de cabos, instalação de rack, além da economia de 40% de energia.

A Tecnologia FTTH

A tecnologia GPON/EPON permite entregar ao usuário final internet, telefonia IP, vídeo através de Multicast ou RF Overlay, além de permitir integrar na mesma rede sistemas de monitoramento com câmera IP, sistemas de alarme, automação ou qualquer outro que funcione sobre redes IP.

FTTH

Figura 1 – Comparação Rede LAN tradicional x Rede PON

Onde aprender a implantar FTTH ?

A ENTELCO TELECOM está disponibilizando cursos de GPON & FTTx na modalidade presencial. Os cursos são disponibilizados com uma certa frequência aos alunos, e poderão ter uma vivência em projetos e planejamento de uma rede óptica utilizando as tecnolgoias GPON e FTTH.

Acesse agora e faça sua inscrição no curso FTTH:

EaD – Ensino a Distância (ao Vivo) => Curso de Projetos em FTTH On-Line

Presencial => Curso de Projetos em FTTH

Se você é uma empresa provedora de internet via rádio, segue aqui um convite para participar do novo mercado de tecnologias emergentes, tal como o padrão FTTH e explorar seus benefícios e recursos neste mercado abrangente. Mesmo que sua rede se torne híbrida, ou seja, tenha rádio e tenha fibra óptica, vale a dica. Venha aprender sobre FTTH.

Junte-se a nós.

Cláudio Fernandes
ENTELCO TELECOM