Enlace MikroTik – Alto desempenho com versão 6.33

Postado em 23/nov/2015 em MikroTik

Evolução no  Enlace MikroTik

Houve um progresso considerável no routerOS em enlace MikroTik com  transmissões wireless, especificamente na versão 6.33 do routerOS. Nesta versão, ocorre um aumento de fluxo de conexões TCP, onde, se atinge em muitos casos, o dobro da velocidade em comparação a versão 6.32 ou versões anteriores.

Esta alteração é pertinente ao padrão IEEE 802.11 ac, ou seja, para equipamentos routerboard que utilizem o padrão ac, terão o benefício de forma escalonável. A MikroTik está trabalhando na evolução e otimização de outros componentes e padrões também, e em breve teremos novidades.

Teste de Enlace MikroTik AC com a versão 6.33

Em uma avaliação executada na Routerboard 921UAGS-5SHPacT, foram obtidos resultados bem interessantes. Veja abaixo o cenário e os testes realizados.

Topologia dos testes de Enlace MikroTik:

enlace MikroTik

Topoligia grafica de Testes

Resultados de transferência de dados

enlace MikroTik

Teste de Desempenho

A diferença é perceptível no enlace MikroTik utilizando a versão 6.33, pois ocorreu uma elevação de desempenho bem grande, assim como mostro na tabela acima. Neste caso houve uma diferença de aproximadamente 47%.

Em tecnologias com o padrão IEEE 802.11 ac, são necessários alguns cuidados, como por exemplo, o dimensionamento físico no quesito transmissão de onda eletromagnética. Por este motivo, é necessário entender os pontos relevantes de um enlace MikroTik e configurá-lo corretamente, para obter um excelente desempenho e não causar interferências desnecessárias ou recebê-las de maneira indesejada.

Cursos MikroTik

Para os interessados em aprender sobre o sistema routerOS, a ENTELCO Telecom, oferece Cursos para o sistema operacional MikroTik.

Os cursos podem ser acessados pelos links:

Curso Básico 1  –  MikroTik Network Associate 1

Curso Básico 2 – MikroTik Network Associate 2

Curso Avançado – MikroTik Wireless Engineer

Faça nossos treinamentos e aprenda a configurar seu enlace MikroTik corretamente e obtenha um excelente resultado.

Espero encontrá-los em breve em uma de nossas turmas.

Um forte abraço

Rogério Barion
ENTELCO TELECOM