Conheça a Fibra Óptica Marítima brasileira.

Postado em 23/jul/2015 em GPON

mapa_cabos_fibra-brasilUma empresa brasileira – com 35% de participação da Telebras, 45% da IslaLink e 20% de um terceiro acionista brasileiro – terá a missão de construir um cabo submarino que ligará Fortaleza a Portugal. Esse empreendimento se insere na estratégia brasileira de reforçar a sua infraestrutura de telecomunicações.

Telégrafo, telefone, internet. O que eles têm em comum? Todos podem realizar suas conexões por meio de cabos submarinos. Essa tecnologia, que começou a ser implementada ainda no século XIX para garantir as transmissões telegráficas, consiste em usar cabos no fundo do mar para transportar sinais de telecomunicações. No século XX, eles foram estruturados para transmitir sinais de voz. Mas, hoje, transportam um grande volume de dados. Em cada cabo é possível armazenar vários pares de fibra e, em cada fibra, é possível transportar até 10 Tb/s. Um volume bem superior, por exemplo, ao que comporta um satélite, que tem capacidade média de 60 Gb/s.

Atualmente existem 278 cabos submarinos em operação no mundo, segundo um levantamento feito pela TeleGeography, empresa de consultoria do ramo de telecomunicações. De acordo com o Ministério das Comunicações, seis deles estão em operação no Brasil. Todos são usados para transmitir sinais de dados (o que inclui voz e vídeo). São eles:

01. AMX 1 – Tem 17.800 km de extensão. Pertence à América Móvil e passa pelo Brasil, Colômbia, América Central (Mexico, Guatemala, República Dominicana e Porto Rico)

02. Americas 2 – Tem 8.373 km de extensão e foi implantado em 2000. Ele foi construído por um consórcio de 14 empresas, entre elas Embratel e Portugal Telecom. Sai de Fortaleza, passa pela Guiana Francesa, Trinidade e Tobago, Martinica, Porto Rico, Ilhas Virgens Americanas e chega à Hollywood, no estado americano da Flórida.

03. Atlantis 2 – Implantado em 2000, este cabo liga Fortaleza a Lisboa, com conexões no Senegal, Ilhas Canárias e Cabo Verde. São 8500 Km de cabos atravessando o Atlântico. Sua capacidade é limitada, tem apenas 40Gb/s, tanto que a transmissão de sinais de voz é priorizada.

04. GlobeNet – De propriedade da BTG Pactual, este cabo possui 23.500 km de extensão e foi implantado no ano 2000. Parte de Fortaleza – tendo conexão no Rio de Janeiro – e segue para Venezuela, Colômbia, Estados Unidos e Bermudas.

05. Sam-1 – Esse é o maior dos cabos que passam pelo Brasil: tem 25.000 km. Começou a ser construído pela Telefônica em 2001 e parte da Argentina, passa pelo Rio de Janeiro, Salvador e Fortaleza. De lá, segue para Porto Rico, Colômbia, Flórida, Guatemala e retorna para a parte oeste da América do Sul, cortando três países (Equador, Peru e Chile).

06. SAC/LAN – Com 20.000 Km de extensão, este cabo também contorna a América do Sul passando pelo Caribe e Estados Unidos. Implantado no ano 2000 tem como proprietários a Level 3, Telecom Italia e Sparkle.

A implantação de um projeto deste porte começa com um detalhado processo de prospecção do terreno. Nessa etapa, são analisados, por exemplo, a rota prevista, obstáculos do percurso, tipo do solo em que o cabo será depositado, explica o diretor de Banda Larga do Ministério das Comunicações, Artur Coimbra. Esse trabalho é muito importante já que os cabos são fabricados sob medida para a rota.

Após esse processo, inicia-se a fase de implantação. Os cabos são transportados em navios equipados com grandes carretéis. Coimbra explica que os cabos são depositados no mar com a ajuda de boias para evitar que a embarcação tombe.

Os cabos submarinos têm uma vida útil de aproximadamente 25 anos. Em geral, são os trechos mais próximos ao continente que precisam de manutenção mais frequente, já que em águas oceânicas eles ficam depositados a 4 mil metros de profundidade. “Como um navio precisa se deslocar para fazer os reparos, é preciso se trabalhar com redundância para evitar a interrupção do serviço.

Expansão

Segundo Coimbra, os seis cabos existentes no Brasil possuem, somados, uma capacidade plena de 5Tb/s, mas nem toda essa banda está em uso.

A tendência é que esse número dê um salto nos próximos anos, já que outros três projetos do tipo estão sendo executados, entre eles o cabo que ligará Fortaleza a Lisboa e que será construído por uma joint venture formada pela Embratel, Islalink e uma terceira empresa brasileira.

Este cabo terá 5.875 Km de extensão e capacidade de 30Tb/s. O investimento será de US$ 185 milhões e a previsão é que a obra fique pronta em 2018.

A ENTELCO está oferecendo cursos em Fibra Óptica de tecnologias GPON em FTTx  tanto no formato presencial quanto no formato On-Line é destinado á profissionais da área de Suporte , Consultores e Analistas em Redes de Computadores, engenheiros, estudantes e profissionais da área de em T.I..

Nosso objetivo é capacitar profissionais para analisar e planejar aplicações nas redes de trabalho baseados nas tecnologias PON, GPON e FTTx, determinar pontos de falha e implementar infra-estrutura.

O treinamento visa:

Infraestrutura de uma Rede de Telecomunicações: Cabeamento, transmissão, topologias, RF e Fibra. Conceitos de Redes FTTx: FTTH, FTTB, FTTC, FTTT e arquiteturas. Componentes ópticos: Cabos, Conectores, Conversores e Moduladores. Introdução a Tecnologia: PON (APON / BPON,EPON, WDM PON). Projeto das Redes: Custo, apresentação e aplicações.

A ENTELCO conta com 3 profissionais especializados em tecnologias GPON & FTTx, o Eng. Cláudio Fernandes, o especialista em engenharia de telecomunicações Eng. Rogério Barion e o especialista Anderson Quintela.

A Programação do curso pode ser acessada pelo link, assim como as inscrições. A ENTELCO oferece diversas formas de pagamento que poderá ser em até 10 vezes sem juros.

Por

Redação

ENTELCO TELECOM

Fonte: MC