airFiber 24 GHz a Real Capacidade.

Postado em 15/jul/2015 em Ubiquiti

AirFiber 24GHzRádios airFiber 24 GHz

Os rádios airFiber da Ubiquiti Networks tem sido muito cobiçados ultimamente, no entanto, em em função de seu custo ser um pouco mais elevado em relação aos rádios convencionais de 5 GHz, o  seu custo benefício ainda assim é grande. Um conjunto de rádios airFiber possui diversas características favoráveis, mas precisam ser avaliadas separadamente em função de cada projeto. O fabricante Ubiquiti Networks trata esta linha de equipamentos, como sendo, BackHaul, ou seja, enlaces ponto a ponto, onde não se transmite o beacon.

Quando a necessidade de velocidade ultrapassa os 200 Mbps, a situação de enlaces convencionais fica mais difícil, até mesmo por ser esta velocidade em modo Half-Duplex, porém, a linha airFiber trata de situações onde chegamos perto de 1 Gbps de tráfego real Full Duplex, mas se avaliarmos o canal de comunicação em relação ao meio físico, esta disponibilidade se aproxima de 1.5 Gbps, então as informações do fabricante, são verdadeiras.

AirFiber 24 GHz

AirFiber 24GHz

 

Fatores airFiber 24 GHz

Mesmo com sua alta capacidade, é preciso avaliar uma série de fatores, tais como:

  • Velocidade requerida no projeto;
  • Distância entre os POPs;
  • Índice Pluviométrico da região;
  • Condição da torre ou ponto de fixação;

A capacidade de transmissão de um rádio airFiber 24 GHz é definida pela sua resultante de modulação, ou seja, quando temos uma modulação mais complexa como 64 QAM atribuida ao nosso enlace, com toda a certeza teremos mais capacidade de velocidade, mas o fator flutuação de sinal é relevante neste momento, não podendo ter variações de sinal.

AirFiber 24 GHz

AirFiber 24 GHz

Neste caso, percebemos os níveis dos moduladores como muito altos e a capacidade de transmissão próxima de 800 Mbps, sendo assim, a velocidade real de transporte IP de protocolos TCP/IP será bem próxima desta realidade assim com mostra o gráfico abaixo:

AirFiber 24 GHz

AirFiber 24 GHz

Estes resultados são de um rádio em produção, onde percebemos que ele está trafegando na casa de 700 Mbps (upstream), com capacidade Full-Duplex, mas no sentido contrário (downstream), está sendo utilizado com uma proporção menor, que neste caso é de 36 Mbps aproximadamente.

Os níveis de modulação, frequência, amplitude e outros recursos de planejamento, podem ser pré-definidos rapidamente, bastando ter o projeto bem estabelecido.

Todos estes recursos podem ser implementados em um projeto de forma eficiente, obtendo assim um excelente resultado no enlace. Para a aplicação correta, é sugerido que o profissional aprenda como planejar e configurar seu radio-enlace, para isto, a ENTELCO oferece uma linha de treinamentos bem abrangente, além de fornecer o conhecimento, é possível ainda, que o profissional se certifique através do curso Oficial oferecido.

Treinamento e Especialização

A ENTELCO disponibiliza diversos cursos da Ubiquiti Networks com a prova de certificação ao final, onde o aluno pode se tornar um Consultor Oficial da linha escolhida. Para os cursos de Enlace, o profissional pode fazer o treinamento da linha airMAX que seu novo título é UBWA – Ubiquiti Broadband Wireless Admin e pode ser encontrado pelo link http://www.entelco.com.br/cursos/51/ubiquiti-broadband-wireless-admin-ubwa-airmax

 

Por

Rogério Barion

ENTELCO TELECOM