A implementação ideal para redes OSPF e BGP.

Postado em 25/mar/2015 em Ubiquiti

EdgeMAX entelcoOs equipamentos da linha  EdgeMAX estão ainda melhor. Possuem estatísticas elevadíssimas em relação ao desempenho de alto nível. Os roteadores estão sendo utilizados em redes com os protocolos OSPF e BGP e os número são realmente interessantes. O alto desempenho do equipamento EdgeRouter PRO pode atender redes com tráfego até 2 milhões de pacotes por segundo. Seu Uptime é de 99,9%. A conexão Ethernet é de 1 Gbps por interface e possuem 2 slots SFP (Mini Gbic), que por Fibra óptica aumenta significativamente a capacidade de longo alcance de até 20 Km na maioria do módulos tranceiver. O chassi (gabinete), pode ser montado em Rack de padrão 19 polegadas ocupando apenas 1U.

Veja as maiores vantagens em utilizar o EdgeRouter da linha EdgeMAX

Interface gráfica UI

A interface Web facilita muito a configuração de diversos recursos, mas o acesso ao CLI também é simples e intuitivo. As telas atualizam todo o tráfego em tempo real, mostrando exatamente o tráfego e os serviços que estão sendo utilizados no momento da leitura. Com este roteador, é possível se utilizar NAT, Firewall, VPN, PPPoE, Balanceamento de Carga, Roteamento, entre diversas outras funções aplicáveis no dia a dia.

Modelos

Os roteadores EdgeRouter possuem 4 modelos para serem utilizados em diversas situações, desde aplicações de baixo ou médio volume de tráfego, quanto para altíssimos níveis de transporte IP. Estão disponíveis os modelos:

  • Edge Router Lite com 3 interfaces Giga Ethernet;
  • Edge Router PoE com 5 interfaces Giga Ethernet PoE Passivo;
  • Edge Router 8 que possui 8 interfaces Giga Ethernet;
  • Edge Router PRO com 8 interfaces Giga Ethernet além de 2 entradas SFP para Fibra Óptica.

Capacidade de Transporte IP

Os modelos de bandeja/mesa, o Lite e o PoE, operam tranquilamente com velocidades elevadas em tempo integral.  Em diversos casos, para links dedicados acima de 100 Mbps Full Duplex,  o modelo EdgeRouter Lite atendeu as espectativas tanto em tamanho quanto em desempenho, trafegando acesso de aproximadamente  150 Mbps. Para os casos de tráfego de velocidades de link de até 1 Gbps, os modelos EdgeRouter PRO, trafegam até 2 milhões de pacotes por segundo, ou seja, capacidade de alto nível.

Protocolos  OSPF e BGP

Os equipamentos EdgeRouter possuem suporte aos protocolos mais utilizados pelas operadoras e provedores de acesso ISP/WISP, o OSPF e o protocolo de Borda BGP. Para os provedores via Rádio normalmente utilizam mais o protocolo OSPF para seus tratamento de rotas e contingência de acesso a múltiplos caminhos. O protocolo BGP já é bastante utilizado nos casos onde a empresa possui ASN e já tem o seu próprio circuito de troca de tráfego.

Baixo Custo

Já é possível encontrar no mercado nacional e internacional, os equipamentos Lite e PoE com valores na ordem de 80 dólares americanos, e em Reais brasileiros, a ordem é na casa dos R$ 200,00. Mesmo os equipamentos de Rack, já são encontrados a baixo custo, em média não ultrapassando R$ 1.500,00. A relação Custo Benefício é grande com a aplicações da linha EdgeRouter, pois os resultados que já estamos obtendo com este equipamento são excelentes.

Treinamento e Certificação Oficial

A ENTELCO TELECOM é a única empresa atualmente que está ministrando os cursos de Roteamento UBRSS da Ubiquiti Networks aqui no Brasil. A nova certificação Ubiquiti Routing and Switching Specialist (UBRSS), dá o título de consultor em Switch e Roteadores da fabricante americana.

A certificação trata de Switching e roteamento nos produtos EdgeMAX (Edge Router, ToughSwitch e EdgeSwitch, que utilizam o sistema operacional EdgeOS (Debian) como base e os protocolos de roteamento, tais como OSPF, RIP, BGP, IGMP, entre outros.

O Curso de Switch e  roteadores EdgeRouter da linha EdgeMAX Ubiquiti é voltado a capacitar profissionais para aplicar as regras de Projeto,  Divisão da Rede, Endereçamento por classes, roteamento estático e OSPF em redes Corporativas, planejar mapa de roteamento e conhecer os equipamentos, além de trabalhar com sistemas planejados e obter certificação Oficial tornando-se um especialista em Switching e Roteamento Ubiquiti, O curso é voltado para Técnicos, Tecnólogos, Engenheiros, profissionais de Redes, Operadoras Provedores, Integradores, que necessitem aplicar roteamento avançado de pequeno ou médio porte com roteadores Ubiquiti EdgeRouter e obter a certificação Oficial UBRSS.

Os instrutores especialistas Oficiais no Brasil são:  Eng. Rogério Barion e Edgar Yukio.  O calendário de cursos e cidades que receberão este módulo, pode ser visto através do link   http://www.entelco.com.br/cursos/?id=57.

 

Por

Redação

ENTELCO TELECOM