700 MHz – a Frequência de Internet Móvel

Postado em 26/nov/2015 em Tecnologias Wireless

700 MHz no WRC-15

Será encerrada na próxima semana a Conferência Mundial de Radiocomunicações da União Internacional de Telecomunicações (UIT) que será na próxima sexta, 27, e após 21 dias de sessões de debates e deliberações, a indústria móvel conseguiu ver atendida parte de sua demanda para harmonização de frequências para a banda larga móvel.

A conferência verificou em caráter global de harmonização para serviços móveis de International Mobile Telecommunications (IMT) à banda de 700 MHz (694MHz – 790 MHz), conhecida como dividendo digital. Depois das Américas (Região-2 da UIT) e da região Ásia-Pacífico (Região-3 da UIT ) terem adotado a faixa para a banda larga móvel na WRC-2007, Europa, África, Oriente Médio e Ásia Central (Região-1) agora também decidiram alocar oficialmente a banda para o IMT. A decisão prevê ainda proteção completa para serviços de televisão aberta e sistemas de radionavegação aeronáutica que operam na banda.

Esta disputa pelo espectro, entretanto, continua. A associação global de operadoras móveis (GSMA) havia manifestado na abertura do WRC-15 apoio à harmonização da banda de 700 MHz que já se desenhava, mas apelou também aos governos do mundo inteiro a transferência da atribuição da faixa de 600 MHz, amplamente usada na Europa para broadcasting de TV, também para a banda larga móvel para “impulsionar o crescimento global contínuo de banda larga móvel”.

Em noticias anteriores fora informado que , o Brasil é contrário à atribuição dos 600 MHz para o IMT, porque é um espectro importante para a radiodifusão, e a radiodifusão, por sua vez, tem um papel muito importante no modelo brasileiro de telecomunicações. Estados Unidos e alguns países da Ásia lideram a defesa da alocação dos 600 MHz para a banda larga móvel, mas são países que não têm a necessidade de acomodar emissoras de TV nesse espectro. Assim como o Brasil, a posição da Europa é de não destinar essa faixa para o IMT.

Conhecimento Técnico

Aos que buscam conhecimento sobre Frequências, Sinais, Planejamento, Configurações e outros conhecimentos, podem consultar os cursos de planejamento, tanto de Radiofrequência em Infraestrutura que pode ser vista no curso de planejamento de Radio Enlace, quanto sobre algumas marcas em curso de planejamento de Enlaces Ubiquiti ou até mesmo no curso de planejamento de enlaces MikroTik  .

Vale lembrar que não é em poucos dias que é possível conhecer tudo o que é necessário para fazer o melhor enlace, mas dependerá do esforço e dedicação de cada um para aprimorar o conhecimento transmitido ao longo de um treinamento.

A ENTELCO TELECOM oferece ao mercado corporativo, Consultoria ou Assessoria técnica em diversas áreas, Mercado corporativo, operadoras, provedores de internet via Rádio ou Fibra ópitica, etc. Basta acessar ao site e solicitar um contato que avaliaremos a sua necessidade.