A Modulação e a Codificação em Rádios Ubiquiti airMAX.

Postado em 02/ago/2013 em Ubiquiti Wireless

Modulação é o processo de variação de amplitude, intensidade, frequência, do comprimento e/ou da fase de onda numa onda de transporte, que deforma uma das características de um sinal portador (amplitude, fase ou frequência) que varia proporcionalmente ao sinal modulador. Modulação é a chave para a comunicação digital. Ela pode transformar a forma de onda em um símbolo digital definida para a transferência de dados. Os “símbolos ” do conjunto de símbolos pode ser qualquer combinação destes parâmetros.
Segue 2 exemplos de moduladores utilizados em Rádios Ubiquiti.

BPSK (Binary Phase Shift Keying) é uma modulação robusta, que consiste em apenas dois símbolos produzidos por mudanças de fase

  • Vantagem:  Muito robusto, baixo SNR requerido.
  • Desvantagem:  Apenas 1 bit por símbolo, portanto e lento.

64 QAM (64 Quadrature Amplitude Modulation) Modulação de Amplitude em 64 Quadraturas

  • Vantagem:  6 bits por símbolo (6 vezes mais rápido que o BPSK)
  • Desvantagem:  É requerido um sinal mais forte e não é tão robusto como BPSK.
      Estes tópicos são abordados em treinamentos de Radiofrequência, tais como oferecidos pela ENTELCO TELECOM. Segundo engenheiro e especialista em engenharia de Telecomunicações Rogério Barion, estes são assuntos que deveriam chegar com mais facilidade aos empresásrios e provedores de internet WISP. Rogério diz que são conhecimento fundamentais para um provedor ou empresa de integração na áreea de Telecomunicações ter um bom resultados com seus serviços e produtos. Para qualquer rede, deve-se primeiramente elaborar um planejamento adequado, prever investimento e prospectar os resultados, assim, é possível que diante de um projeto, os resultados sejam favoráveis e o principal item a ser levado em conta é a qualidade.

       A ENTELCO TELECOM oferece os curso Ubiquiti airMAX oficial, com certificação técnica. A ENTELCO possui atualmente  2 profissionais certificados como Trainer Ubiquiti (UCT), que são especializados em Engenharia de Telecomunicações e Tecnologia em Redes de computadores. Os  novos cursos Ubiquiti, promovem o conteúdo de Fundamentos de Rádiofrequência, planejamento de link e enlace, configuração de equipamentos da linha airMAX como Rocket, Power Bridge, Nano Bridge entre outros, oferecem aos alunos uma capacidade elevadíssisma de conhecimento em telecomunicações para aplicações dos equipamentos Ubiquiti. A proposta é certificar 200 técnicos até o final de 2012. Os cursos serão oferecidos em todo o Brasil, iniciando em São Paulo Capital, Rio de Janeiro, Belém, São Luis, Recife, Salvador, Florianópolis, Porto Alegre, Belo Horizonte entre outras cidades a serem divulgadas. Os interessados deverão se inscrever pelo site da entelco. Estes cursos serão oferecidos na modalidade presencial e terão equipamentos em sala para aulas práticas e cálculos de links e células de distribuição para provedores de internet via Rádio. O curso oferece ainda a prova de certificação Ubiquiti airMAX, composta de questões técnicas voltadas ao conteúdo oficial elaborado pela própria Ubiquiti Networks. A ENTELCO também está oferecendo os cursos de modalidades UniFi e também a linha airVision que proporcionam aos alunos todo o conhecimento necessário para aplicações de projetos em redes wireless indoor e monitoramento de imagem por IP.  As inscrições de qualquer um dos cursos, deverão ser feitas diretamente pelo site da ENTELCO.  As vagas são limitadas e controlada por cidades que serão oferecidas.

As inscrições podem ser feitas pelo link  Cursos ENTELCO

Por

Redação

ENTELCO TELECOM