FTTH entra no mercado de operadoras que substituem tecnologias antigas.

Postado em 24/out/2013 em GPON Tecnologias

A  controladora da terceira maior operadora de TV paga norte-americana Echostar,  da Dish, e da operadora de satélites Hughes, a GVT prepara uma série de mudanças estratégicas para garantir o crescimento da empresa no mercado brasileiro. Em seu discurso durante painel da Futurecom 2013, o presidente da operadora, Amos Genish, ressaltou a desaceleração econômica e a queda de 17,6% nas receitas da telefonia fixa e de 31,5% na média de minutos por usuário fixo (MOU) nos últimos cinco anos; ao passo que a banda larga e a TV por assinatura cresceram 11% e 28%, respectivamente, entre 2010 e 2012.

A operadora GVT tem como objetivo conseguir gerar novas fontes de receita através da inovação, explorando o potencial de crescimento da banda larga e da TV por assinatura, além, obviamente, de otimização dos gastos de investimentos e expansão geográfica. Para tanto, Genish revelou algumas ações práticas.

Em 2014, todos os novos acessos serão baseados em fibra até a casa do assinante (FTTH), com a tecnologia GPON.  Vale ressaltar que, justamente por ter uma rede com arquitetura de próxima geração, com fibras nos armários muito próximos da casa dos usuários (entre 200 m e 400 m), a GVT até então preferia investir no par de cobre com bonding e/ou vectoring VDSL para levar altas velocidades sem precisar investir diretamente no FTTH. O cenário agora mudou.

A implantação de fibra está sendo acelerada em Curitiba e há bairros na cidade de São Paulo, onde a operadora começou a atuar apenas este ano, em que os acessos são 100% fibra.

 A GVT está tentando, temos o Outra Chance (serviço de catch-up), mas estúdios e programadoras aqui no Brasil ainda estão resistentes. Há receitas novas e clientes buscando cada vez mais uma TV diferente e ano que vem a GVT terá a TV mais avançada do Brasil”, promete o presidente da tele. É evidente que o relançamento do serviço de TV por assinatura já deverá contar com a expertise da Echostar não apenas em TV, mas também em caixas conectadas, como o Slingbox (que permite streaming da programação da TV por assinatura utilizando qualquer conexão banda larga em qualquer lugar), e em vídeo on-demand.

Na parte de conteúdos on-demand, GVT deve aumentar o portfólio do seu serviço de streaming para clientes de banda larga Power Music Club . “Temos mais de um milhão de músicas e 220 mil clientes multiscreen. Em fevereiro vamos aumentar o número de músicas para 4 milhões e teremos 50 mil vídeos”, conta Genish.

Para agregar valor ao serviço de telefonia fixa e tentar estancar a perda de receitas, a GVT lançará o Freedom, uma espécie de extensão da linha fixa do cliente em seus smartphones. “O produto está em teste piloto e vai sair até o final do ano”, garante Genish. De acordo Lopes, trata-se de um app, com versões para Android e iOS, que permite a realização e recebimento de chamadas a partir do smartphone com o número fixo do cliente. “Basta que o smartphone esteja conectado na Internet. O objetivo é dar mais valor para o consumidor de telegonia fixa com a mobilidade e tentar conter a queda nos minutos utilizados, mas oferecendo um serviço integrado, com interconexão na rede fixa da GVT”, detalha Lopes. Os testes estão sendo realizados com alguns clientes há dois meses. A operadora já tinha um modelo semelhante para o Vono, seu serviço de VoIP.

Existe a possibilidade de os assinantes terem acesso a todas as informações de chamadas recebidas, realizadas e perdidas a partir da tela de seu televisor. Os serviços foram desenvolvidos em cima da plataforma IMS da GVT.

A ENTELCO conta com 3 profissionais especializados em tecnologias GPON & FTTx, o Eng. Cláudio Fernandes, o especialista em engenharia de telecomunicações Eng. Rogério Barion e o especialista Anderson Quintela.

A partir de 2014,  a ENTELCO TELECOM irá oferecer certificações GPON & FTTx para os alunos e clientes, a prova será desenvolvida no idioma português, juntamente com o material didático, com proposta de formar 300 técnicos certificados ao longo do ano.

A Programação do curso pode ser acessada http://www.entelco.com.br/cursos/?id=54 , assim como as inscrições. A ENTELCO oferece diversas formas de pagamento que poderá ser em até 10 vezes sem juros.

A ENTELCO TELECOM também oferece outras linhas de treinamento que podem ser acessadas na aba Cursos do site.

Por

Redação

ENTELCO TELECOM

Fonte: Teletime