Você sabe o que é modulação em um Rádio ?

Postado em 28/jul/2015 em Ubiquiti

modulação

Agora você vai entender o que é a Modulação de um Rádio Transmissor. É o processo de variação de amplitude, intensidade, frequência, do comprimento e/ou da fase de onda numa onda de transporte, que deforma uma das características de um sinal portador (amplitude, fase ou frequência) que varia proporcionalmente ao sinal modulador. Modulação é a chave para a comunicação digital. Ela pode transformar a forma de onda em um símbolo digital definida para a transferência de dados. Os “símbolos” do conjunto de símbolos pode ser qualquer combinação destes parâmetros.

Seguem 2 exemplos de moduladores utilizados em Rádios Transmissores:

BPSK (Binary Phase Shift Keying)

É uma modulação robusta, que consiste em apenas dois símbolos produzidos por mudanças de fase

  • Vantagem: Muito robusto, baixo SNR requerido.
  • Desvantagem: Apenas 1 bit por símbolo, portanto e lento.

256 QAM (256 Quadrature Amplitude Modulation) 

Modulação de Amplitude em 256 Quadraturas

  • Vantagem: 8 bits por símbolo (até 32 vezes mais rápido que o BPSK)
  • Desvantagem: É requerido um sinal mais forte e não é tão robusto como BPSK.
256 QAM

Estes tópicos são abordados em treinamentos de Radiofrequência, tais como oferecidos pela ENTELCO TELECOM. Segundo engenheiro e especialista em engenharia de Telecomunicações Rogério Barion, estes são assuntos que deveriam chegar com mais facilidade aos empresásrios e provedores de internet WISP. Barion diz que, são conhecimentos fundamentais para um provedor ou empresa de integração na áreea de Telecomunicações, terem bons resultados com seus serviços e produtos. Para qualquer rede, deve-se primeiramente elaborar um planejamento adequado, prever investimento e prospectar os resultados, assim, é possível que diante de um projeto, os resultados sejam favoráveis e o principal item a ser levado em conta é a qualidade.

A ENTELCO TELECOM oferece os curso Ubiquiti airMAX oficial UBWS e UBWA, com certificação técnica. A ENTELCO possui atualmente  2 profissionais certificados como Trainer Ubiquiti (UCT), que são especializados em Engenharia de Telecomunicações e em arquiteturas TCP/IP. Os  novos cursos Ubiquiti, promovem o conteúdo de:
  • Fundamentos de Rádiofrequência,
  • Planejamento de link e enlace,
  • Configuração de equipamentos da linha airMAX como Rocket, Power Bridge, Nano Bridge entre outros,
Os cursos oferecem aos alunos uma capacidade elevadíssima de conhecimento em telecomunicações para aplicações dos equipamentos Ubiquiti. A proposta é certificar 200 novos técnicos até o final de 2015. Os cursos serão oferecidos em todo o Brasil, iniciando em São Paulo Capital, Rio de Janeiro, Belém, São Luis, Recife, Salvador, Florianópolis, Porto Alegre, Belo Horizonte entre outras cidades a serem divulgadas. Os interessados deverão se inscrever pelo site da entelco.

Estes cursos serão oferecidos na modalidade presencial e terão equipamentos em sala para aulas práticas e cálculos de links e células de distribuição para provedores de internet via Rádio. O curso oferece ainda a prova de certificação Ubiquiti airMAX, composta de questões técnicas voltadas ao conteúdo oficial elaborado pela própria Ubiquiti Networks. A ENTELCO também está oferecendo os cursos de modalidades UniFi e também a linha airVision que proporcionam aos alunos todo o conhecimento necessário para aplicações de projetos em redes wireless indoor e monitoramento de imagem por IP.  As inscrições de qualquer um dos cursos, deverão ser feitas diretamente pelo site da ENTELCO.  As vagas são limitadas e controlada por cidades que serão oferecidas.

Por
Redação
ENTELCO TELECOM