Telebrás investirá em Fibra submarina do Brasil á Europa.

Postado em 29/jun/2015 em GPON

Fibra Brasil EuropaA joint-venture da Telebras deve ser criada com a empresa Islalink, segundo o Ministério da Fazenda,  com sede na Espanha, para a construção do cabo submarino ligando o Brasil à Europa. Segundo o presidente da estatal, Jorge Bittar, falta só marcar o dia para a assinatura do contrato, data que precisa ser combinada com o Ministério das Comunicações e com a parceira. A entrada em operação do cabo está prevista para o último trimestre de 2017. A capacidade total do cabo será de 30 Tbps , iniciando a operação com 500 Gbps.

No caso deste projeto do  Cabo Submarino da Telebras, é previsto a construção de um cabo que interliga o Brasil, a partir da cidade de Fortaleza, a Lisboa, em Portugal. Para viabilizar esse projeto, a Telebras vem desenvolvendo uma série de negociações com a empresa espanhola Islalink, com vistas à formação da JVCo (Joint-Venture Company), numa estrutura de capital que prevê o controle nacional. Ainda não está claro qual será o modelo de exploração, se a Telebrás terá tráfego livre no cabo ou se precisará pagar tráfego à Islalink.

A JVCo será uma empresa brasileira, segundo a estatal, com participação acionária de 35% da Telebras, 45% da IslaLink Submarine Cables e 20% de um terceiro investidor brasileiro, ainda não confirmado. Com isso, fica assegurado o controle acionário da empresa pelo Brasil. A previsão de investimentos no projeto é de US$ 185 milhões.

Já foi  anunciado pelo governo, que repassará ao projeto 26,5 milhões de euros, como antecipação de uso da rede pelas entidades dos países membros da comunidade. A Telebras está também em negociação com entidades brasileiras de pesquisa e educação para acertar acordos semelhantes ao da União Europeia.

Para o Projeto, o cabo submarino Brasil-Europa terá ancoragem em Fortaleza e Lisboa e será interligado ao backbone da Telebras, hoje com cerca de 21 mil km.

A ENTELCO está oferecendo cursos em Fibra Óptica de tecnologias GPON em FTTx  tanto no formato presencial quanto no formato On-Line é destinado á profissionais da área de Suporte , Consultores e Analistas em Redes de Computadores, engenheiros, estudantes e profissionais da área de em T.I..

Nosso objetivo é capacitar profissionais para analisar e planejar aplicações nas redes de trabalho baseados nas tecnologias PON, GPON e FTTx, determinar pontos de falha e implementar infra-estrutura.

O treinamento visa:

Infraestrutura de uma Rede de Telecomunicações: Cabeamento, transmissão, topologias, RF e Fibra. Conceitos de Redes FTTx: FTTH, FTTB, FTTC, FTTT e arquiteturas. Componentes ópticos: Cabos, Conectores, Conversores e Moduladores. Introdução a Tecnologia: PON (APON / BPON,EPON, WDM PON). Projeto das Redes: Custo, apresentação e aplicações.

Em curso são exibidos equipamentos e cenários reais da tecnologia, com serviços atribuídos de Internet, Telefonia IP e Vídeo, através de Unidades cliente conectadas a um concentrador OLT, junto ao aplicativo de gerenciamento e Monitoramento EMS.

A ENTELCO conta com 3 profissionais especializados em tecnologias GPON & FTTx, o Eng. Cláudio Fernandes, o especialista em engenharia de telecomunicações Eng. Rogério Barion e o especialista Anderson Quintela.

A Programação do curso pode ser acessada pelo link, assim como as inscrições. A ENTELCO oferece diversas formas de pagamento que poderá ser em até 10 vezes sem juros.

A ENTELCO TELECOM também oferece outras linhas de treinamento que podem ser acessadas na aba Cursos do site.

 

Por

Redação

ENTELCO TELECOM