Splitter FTTH – Quantos utilizar ?

Postado em 06/fev/2017 em GPON

Como escolher o Splitter Correto?

Ultimamente temos visto em toda a internet muitos assuntos sobre o FTTH, um deles é o modelo ou o tipo de Splitter que devemos usar em uma rede GPON.

Bom, as redes FTTH funcionam de uma forma bem particular, assim como redes via Rádio. Qualquer rede com sinais, sejam de Rádio ou sinais ópticos, precisa ser bem dimensionada.

É possível encontrar muitas redes em provedores de acesso, que funcionem com “qualquer” elemento passivo. Mas o mais importante é termos ideia de um bom funcionamento no geral, assim como a estabilidade da rede ao longo de um tempo, após sua implantação.

Nos preocuparmos apenas com um simples funcionamento, não é uma boa prática. Uma rede bem montada, significa que ela foi projetada e planejada, mas para isto, precisamos levar em conta os diversos fatores de infraestrutura e dos serviços que irão operar nela.

O maior cuidado que devemos ter é de não construir uma rede com os famosos “puxadinhos”, que são aquelas redes que funcionam com qualquer fibra ou com qualquer splitter. Quando digo qualquer, é apenas uma maneira de citar a adição de um elemento passivo na rede seja 1:8, 1:16, 1:64 ou qualquer outro. Mas sim, em calcular o que ocorrerá nesta rede se usarmos um splitter 1:8 ou 1:16.

Quanto de Sinal o modelo 1:8 será atenuado ?

A resposta está na documentação do fabricante escolhido para a rede, mas este também não é nem de longe, o ponto mais crítico de um projeto.

As contas são feita em um todo, assim podemos estimar as perdas ao final do circuito. Por exemplo, usar um Splitter 1:2 na primeira derivação e depois outro de 1:16. Se a atenuação ficar fora da especificação de sensibilidade do elemento receptor, porém ela seja lida pelo equipamento, provavelmente funcionará. Este funcionamento não previsto ou não dimensionado, poderá lhe causar problemas um pouco mais adiante e não de imediato.

splitter

splitter

Este fato ocorre com muita frequência, ou seja, quando um cliente nos consulta por ter um problema na rede e não consegue identificar qual é o erro. Eu costumo dizer que a rede mal dimensionada, “pós puxadinhos”, vai trazer um grande prejuízo no futuro. Mas este futuro é muito mais próximo do que muitos imaginam. A carga sobre a rede, começará a forçar o sistema ativo e tudo ocorrerá uma reação em cadeia.

Neste momento os problemas vão aumentando e a dimensão da dificuldade será exponencial.

Fica aqui a minha sugestão.

Não avalie um splitter, caixa de emenda, CTO, OLT, ONU, etc., de forma independente, mas sim no geral. A dedicação deve ser grande em toda a rede conforme a disposição topografia ou até mesmo topologia.

Uma rede não segue uma receita de bolo, ela depende de análise global a cada caso.

Remendar, sairá muito mais caro do que criar uma rede bem elaborada e projetada.

O Planeje, pense e estude caso a caso

A ENTELCO poderá ajudá-lo a projetar uma rede com eficiência e com bons resultados, mas dependerá de investimento principalmente de tempo e estudos.

Curso Prático de Projetos para redes FTTH GPON

Nos encontraremos lá,

Abraços

Rogério Barion
ENTELCO TELECOM