Sinal Mínimo para UniFi em uma rede Wi-Fi

Postado em 18/maio/2016 em Ubiquiti

Como podemos exigir um Sinal Mínimo para Unifi  ?

Você sabe qual é o ponto mais importante em uma rede Wi-Fi Corporativa utilizando UniFi Ubiquiti? É a qualidade final, onde cada local de um Access Point deve ser planejado.

Rede Corporativas Wi-Fi precisam ter a garantia de estabilidade e velocidade, desde que projetada corretamente e para isto, é necessário aprender a planejar uma célula Wireless, que depende de vários fatores, tais como, Perfil de usuário, velocidade a ser entregue a cada usuário, qualidade do sinal recebido, modulação referente ao sinal recebido, índices de reflexão, taxas de velocidade real (Ex. TCP), nível de retransmissão, entre outros pontos importantes.

Passos importantes para se obter uma rede UniFi com qualidade

1-Entender sobre Equipamentos UniFi e os Padrões

Conhecer os modelos e suas características é fundamental para que uma rede WiFi Corporativa tenha um excelente desempenho, pois devemos entender desde ganho da antena, potência do rádio até capacidade em relação a modulação e amplitude.

Outro ponto fundamental, é ter conhecimento sobre os padrões IEEE 802.11, que cada modalidade terá uma capacidade, assim como o padrão 801.11b tem menos capacidade de modulação que o padrão “n”, ou seja, cada um deles terá sua equivalência em modulação e respectivamente, a resultante velocidade.

2-A escolha do modelo UniFi adequado

Definir qual modelo será utilizado em um projeto, depende do item 1, ou seja, conhecer os equipamentos e suas características, assim como cada recurso que ele proporciona, desde processamento, recursos, padrões em relação a capacidade e velocidade. Lembrando que exageros poderão causar danos a rede.

3-Planejamento da rede com sinal mínimo para UniFi

Uma rede Wi-Fi indoor, requer muitos cuidados, um deles e no momento de planejar a rede. Escolher o modelo que seja compatível com os dispositivos clientes é bem relevante em um projeto. Calcular as células, velocidade e número de equipamentos e primordial para um resultado garantido. A matemática fará parte integrante de qualquer planejamento profissional.

Portanto, calcular uma rede UniFi é imprescindível para se atingir um objetivo de qualidade, que é dimensionar e planejar qual será a capacidade e todas as resultantes da rede UniFi.

Ponto relevantes do planejamento, para se obter um Sinal Minimo para UniFi

a- Sinal Mínimo para UniFi = RSSI Mínimo;

b- Segmentação da Rede em camada 2;

c- Tratamento da rede lógica pelo Roteador central;

Sinal Mínimo para UniFi

Sinal Mínimo para UniFi

4-Desempenho

Umas das dúvidas mais requisitadas em uma rede Wi-Fi com UniFi Ubiquiti é o fator velocidade final de cada dispositivo. O segredo está em se projetar uma rede conforme a necessidade, ou seja, dependendo do cenário, recursos desejados ou até mesmo volume de pessoas, podemos projetar uma rede mais “leve” ou mais “pesada”. A valiação dos recursos cobiçados também impacta de resultados bons ou ruins.

Para se obter o melhor desempenho, é preciso conhecer: tipos de dispositivos que utilizarão a rede UniFi, velocidades que serão fornecidas, como será isolada a rede, que tipo de equipamento fará a gerencia lógica, quais nomes de rede serão utilizados (SSiD), segurança de cada usuário dentro da rede e a qualidade final e real que cada usuário terá, ou conhecida também como ponto de corte.

Características de uma Rede UniFi Ubiquiti

  • Equipamentos UniFi Ubiquiti possuem alta capacidade;
  • Gerência centralizada via Controladora;
  • Padrões modernos ( 802.11 ac );
  • Recursos Avançados (VLAN, HotSpot, Zero Handoff;
  • Voucher para Visitantes;
  • Integração com Banco externo (Radius, MySQL);
  • Dimensionamento por célula ( número de APs, número de estações por AP, etc.);

O primeiro passo para um bom resultado em redes Wi-Fi UniFi Ubiquiti, é entender a parte física (sinais), em seguida, atribuir o número de APs que atenderão o projeto. Para isto, eu sempre indico e sugiro aos projetistas ou administradores de redes, que aperfeiçoem seus conhecimento e ampliem o horizonte deste mundo maravilhoso em desenvolvimento

Certificação Oficial UniFi Ubiquiti

Você gostaria de aprender mais ? Então fica aqui meu convite a participarem de um curso Oficial Presencial, onde, você poderá aprender todo o planejamento de uma célula Wireless com equipamentos UniFi Ubiquiti Networks além das configurações em níveis avançados.

Os cursos estão disponíveis no site da ENTELCO através do link

http://entelco.com.br/cursos/52/UniFi

onde, eu Rogério Barion e o meu amigo Edgar Yukio, somos instrutores oficiais da Ubiquiti Networks Americana, estamos treinando turmas em todo o Brasil. Torne-se já um consultor Oficial Ubiquiti UniFi, que agora tem uma nova nomenclatura, UEWA – Ubiquiti Enterprise Wireless Admin e muita novidade durante o treinamento. Faça parte de um mercado especializado Wireless, pois nosso país está carente de profissionais qualificados. Se você aprender da forma correta e aplicar este conhecimento no mercado corporativo, você poderá elevar a sua carreira rapidamente.

Espero encontra-los em breve em uma de nossas turmas.

Um grande abraço,
 
Rogério Barion
ENTELCO TELECOM