Projeto Wi-Fi – 4 Dicas importantes.

Postado em 04/abr/2017 em Ubiquiti Wireless

Pontos mais importantes em um Projeto Wi-Fi.

Um dos itens mais relevantes em uma rede é a qualidade final, onde, cada local de um Access Point deve fazer parte integrante do Projeto Wi-Fi.

Com um ponto de Acesso UniFi é possível proporcionar esta qualidade.

As Redes Corporativas Wi-Fi precisam ter a garantia de estabilidade e velocidade, desde que projetada corretamente e para isto, é necessário aprender a planejar uma célula Wireless, que depende de vários fatores, tais como:

  • perfil de usuário,
  • velocidade a ser entregue,
  • qualidade do sinal recebido,
  • modulação referente ao sinal recebido,
  • índices de reflexão,
  • taxas de velocidade real (Ex. TCP),
  • nível de retransmissão,
  • entre outros pontos importantes.

 

Veja 4 dicas importantes sobre um Projeto Wi-Fi.

1-Padrões e equipamentos

Entender sobre os modelos e suas caracterísitcas é fundamental para que um Projeto Wi-Fi Corporativo tenha um excelente desempenho.

Devemos entender desde o ganho da antena, potência do rádio até capacidade em relação a modulação e amplitude.

Aprender sobre os padrões é um dos pontos mais necessários do ponto de vista de planejamento físico. Atualmente a linha UniFi atende aos padrões IEEE 802.11 a / b / g / n / ac e o novo desenvolvimento é o ad.

Cada um dos padrões devem ser estudados para que haja uma compatibilidade entre os dispositivos que serão conectados a cada Access Point UniFi.

Os equipamentos da linha UniFi possuem diversos modelos e opções com recursos variados de potência e ganho de antena, além de tamanho e acessórios (Led, Auto-Falantes, etc)

UniFi e os padrões IEEE 802.11

Os padrões IEEE 802.11

2-A escolha do modelo adequado

Definir qual modelo será utilizado em um projeto, depende do item 1, ou seja, conhecer os equipamentos e suas características, assim como cada recurso que ele proporciona, desde processamento, recursos, padrões em relação a capacidade e velocidade.

Projeto Wi-Fi

Linha de Produtos UniFi para Redes Wi-Fi

Para cada modelo de UniFi teremos uma aplicação específica, que vai desde uma praça pública em ambientes externos, universidades, escolas, empresas, praças de alimentação, eventos, auditórios, salas de reunião, até um  hotspot.

É possível ainda encontrar acessórios e dispositivos especiais da linha UniFi, tal como Access Point de parede, controladora remota, entre outras opções.

3-Planejamento de uma rede Wi-Fi

Um projeto Wi-Fi indoor com os equipamentos UniFi, requer muitos cuidados, um deles é no momento de planejar a rede e sua infraestrutura. Escolher o modelo que seja compatível com os dispositivos clientes é bem relevante em um projeto.

Calcular as células, velocidade e número de equipamentos é primordial para um resultado garantido. A matemática fará parte integrante de qualquer planejamento profissional nas redes UniFi.

Parece simples quando o assunto é uma rede Wi-Fi, mas em verdade não é bem assim que funciona. Precisamos calcular uma célula antes de projetá-la ou de implantá-la.

Quando falo em calcular uma célula, digo que deveremos dimensionar desde as capacidades entre os sinais propostos de cada dispositivo, quanto a sua média (média de cada célula).

Em Projeto Wi-Fi chamamos parte deste cálculo de airtime, onde temos as velocidades atribuídas juntamente ao sinal e sua resultante, que é a velocidade. Porém, a velocidade final dependerá também de outro fator crítico, que é a capacidade de cada célula ou setor, que é levado em conta o número de estações ou dispositivos que serão conectados a cada Access Point UniFi.

Existem algumas lendas em que as pessoas contam sobre capacidades de 120 estações conectadas á um hardware (rádio) ponto de acesso, mas a realidade é um pouco diferente.

Com uma matemática básica de 4 operações poderemos dimensionar o número limite de usuários em cada célula.

Este é um dos assuntos mais cobiçados em nossos treinamentos, pois ele define a capacidade de cada rede.

4-Desempenho de uma rede Wi-Fi

Umas das dúvidas mais requisitadas em uma rede Wi-Fi com UniFi Ubiquiti é o fator velocidade final de cada dispositivo.

O segredo está em se projetar uma rede conforme a necessidade, ou seja, dependendo do cenário, recursos desejados ou até mesmo volume de pessoas, podemos projetar uma rede mais “leve” ou mais “pesada”.

A avaliação dos recursos cobiçados também impacta de resultados bons ou ruins.

O Planejamento quando bem feito resultará em um excelente desempenho.

Portanto, sugiro que façam os cursos de planejamento de redes UniFi para obterem este desempenho em suas redes.

Cuidados exclusivos com Interferências em Projetos Wi-Fi

Outro ponto crucial para a qualidade de uma rede é o devido planejamento físico. Uma interferência pode impactar diretamente em resultados finais, assim como a velocidade. Um passo para que este evento não ocorra, é fazer um site survey, onde teremos uma boa previsão de como a rede se comportará após a implantação.

Site Survey não é apenas passar pelo ambiente com um software qualquer e “achar sinais”. Vai além disto, ou seja, é necessário identificar, prever e dimensionar a rede a partir desta análise de espectro para não gerar problemas e não sofrer deles também.

Características de uma Rede Wi-Fi Ubiquiti

  • Equipamentos UniFi Ubiquiti possuem alta capacidade;
  • Gerência centralizada via Controladora;
  • Padrões modernos ( 802.11 ac );
  • Recursos Avançados UniFi (VLAN, HotSpot, Zero Handoff;
  • Voucher para Visitantes;
  • Integração com Banco externo (Radius, MySQL);
  • Dimensionamento por célula ( número de APs, número de estações por AP, etc.);

O primeiro passo para um bom resultado em redes Wi-Fi UniFi Ubiquiti, é entender a parte física (sinais). Em seguida, atribuir o número de APs que atenderão o projeto. Para isto, eu sempre indico e sugiro aos projetistas ou administradores de redes, que aperfeiçoem seus conhecimentos e ampliem o horizonte deste mundo maravilhoso em desenvolvimento

Onde aprender a fazer um Projeto Wi-Fi de forma correta ?

Você gostaria de aprender mais ? Então fica aqui meu convite a participarem de um de nossos cursos, seja Presencial OFICIAL ou On-line ao vivo

Você poderá aprender todo o planejamento de uma célula Wireless com equipamentos UniFi Ubiquiti Networks além das configurações em níveis avançados.

Os cursos estão disponíveis no site da ENTELCO através dos links:

Curso OFICIAL Presencial UEWA

ou

Curso On-line ao Vivo (Telepresencial)

Onde, eu Rogério Barion e o meu amigo Edgar Yukio, somos instrutores da Ubiquiti Networks Americana, estamos treinando turmas em todo o Brasil.

Torne-se já um especialista em redes Wi-Fi ou até mesmo um consultor Oficial Ubiquiti UniFi.

Faça parte de um mercado especializado Wireless, pois nosso país está carente de profissionais qualificados.

Se você aprender da forma correta e aplicar este conhecimento no mercado corporativo, você poderá elevar a sua carreira rapidamente.

Espero encontra-los em breve em uma de nossas turmas.

Um grande abraço.

Rogério Barion
ENTELCO TELECOM