Interferência em rádios Ubiquiti

Postado em 03/fev/2016 em Ubiquiti

Interferência de Sinal em rádios Ubiquiti

Para entendermos o que a interferência pode causar, primeiramente precisarei fazer um resumo do que é sinal recebido (potência recebida). Farei uma explanação muito breve para podermos explicar como é o processo de sinais.

O sinal de recepção representa o nível de potência que foi transmitido pelo rádio transmissor, no entanto existe uma perda devido a propagação, onde, quem causa este efeito é o espaço (ar). Este sinal perderá a intensidade em função de distância e de efeitos de projeção, tal como, reflexão, difração, refração ou difusão. Em outro momento oportuno eu escreverei sobre estes efeitos. Portanto, qualquer variável que possa atrapalhar o sinal que está sendo transmitido, fará com que a quantidade de sinal recebido seja menor ou oscilante.

Para que possamos ter qualidade em qualquer transmissão, é preciso minimizar estas variações, mantendo a qualidade do sinal sem grandes variações ou com compensações. Para isto, é preciso, estudar cada caso de transmissão, e não apenas seguir uma “receitinha de bolo”.

Outros sinais transmitindo ao mesmo tempo (simultaneamente) ou em mesma faixa de frequência, causarão  vários destes efeitos, empurrando assim o sinal interferido.

Interferência

Efeitos de Interferências

Fatores que podem ajudar em relação a interferência:

  • Modulação mais complexa;
  • SNR dimensionado corretamente;
  • Filtros de RF (Ex: airPrism);
  • Protocolo TDMA;
  • Blindagem;
  • Potência moderada (calculada);
  • Definição de Passivos com qualidade;
  • Planejamento e Cálculo;

Quem se importa com a interferência ?

O usuário final, ou seja, quem usa a internet no dia a dia sentirá os efeitos destas situações.

Estas indicações ajudam no planejamento para evitar a flutuação de sinais, portanto, são vitais a uma rede sem fio de pequeno porte ou até mesmo, de grande porte.

Sugerimos que antes de planejar, projetar ou configurar enlaces e redes Wireless, que façam uso deste conhecimento assim como de outros tópicos importantíssimos, para se obter o melhor resultado e estabilidade, tanto em sinal quanto em velocidade.

Como aprender a contornar a interferência ?

Para usuários de equipamentos Ubiquiti, a ENTELCO terá uma série de cursos com certificação Oficial pelo Brasil que podem ser vistos pelo link

Curso Oficial de Certificação Ubiquiti:

http://www.entelco.com.br/cursos/51/ubiquiti-broadband-wireless-admin-ubwa-airmax

Espero encontrá-los em breve, em uma de nossas turmas.

Um forte Abraço

Rogério Barion
ENTELCO TELECOM