FTTH & GPON para Provedores

Postado em 30/jan/2017 em GPON

O que é GPON & FTTH ?

O significado de GPON (Gigabit-capable Passive Optical Network) se resume em uma tecnologia inovadora e atualmente está fazendo frente aos provedores via Rádio, o que contemplará em redes FTTH. A tradução é “Rede óptica passiva com capacidade Gigabit”.

A tecnologia é composta por um Terminal de Linha Óptica (Optical Line Terminal – OLT), instalado em um Backbone central, e com diversos Terminais de Rede Óptica (Optical Network Terminal – ONT), instalados nos sites dos diversos clientes.

Podem ser usadas Unidades de Rede Óptica (Optical Network Unit – ONU) para chegar até os sites dos Clientes com outra tecnologia, por exemplo, o VDSL2. Esses dispositivos (ONU e VSDL2) são ativos (unidades eletrônicas) e necessitam de fontes de alimentação.

Ao invés de utilizar sistemas eletrônicos na Rede de Distribuição Óptica (ODN), o uso de divisores passivos permite dividir a largura de banda disponível para atender a vários usuários.

Quando a ODN está presente em todo o trajeto até o usuário final, como é o caso de serviços implementados em FTTx, usa-se o CPE denominado Terminal de Rede Óptica (Optical Network Terminal – ONT).

Caso seja usada uma tecnologia alternativa para atender o usuário final, como o cobre ou o rádio, usa-se a Unidade de Rede Óptica (Optical Network Unit – ONU).

GPON

Topologia GPON

Desta forma, com o ONU, diversas arquiteturas podem ser utilizadas em função da distância do ONU até o usuário final.

  • FTTB (Fiber To The Building, ou fibra até o prédio), para as distâncias mais curtas;
  • FTTN (Fiber To The Node, ou de fibra até o nó de rede), para as distâncias mais longas;
  • FTTC (Fiber to the Curb, para distâncias intermediárias) para a instalação ou posicionamento da ONU.

E qual a relação de GPON com o FTTH ?

Hoje já ouvimos um pouco mais sobre esta tecnologia, mas ainda não sabemos muito sobre ela, então a ENTELCO irá ajudá-lo.

Fiber-to-the-Home, é a tecnologia onde normalmente as operadoras estão trabalhando para levar banda larga para o mercado de consumo.

O FTTH possibilitará o transporte simultâneo de uma série de serviços: Internet, telefonia e televisão, através de uma única fibra óptica. Apenas um simples “fio óptico”.

Com o FTTx, a rede de acesso será baseada na fibra e capaz de prover velocidades a partir de 100Mb/s, chegando a até 40Gb/s. Existem novas tecnologias DWDM, com alto controle de PMD – Polarization Mode Dispersion permitem atingir essa incrível marca. Isto criará uma rede de acesso com inúmeras possibilidades.

Esta tecnologia suportará um modelo aberto completo pelo qual o consumidor terá total liberdade de escolha pelo seu fornecedor de serviço.

FTTH

OLT GPON em FTTH

Como aprender a implantar ?

Atualmente a ENTELCO TELECOM está disponibilizando cursos de GPON & FTTx na modalidade presencial. Os cursos são disponibilizados com uma certa frequência aos alunos. Eles poderão ter uma vivência em projetos e planejamento de uma rede óptica utilizando as tecnolgoias GPON e FTTx.

Faça sua inscrição no curso de GPON & FTTx:

Presencial => Curso de Projetos GPON em FTTx

Venha fazer parte deste time, aprenda a projetar uma rede GPON

Rogério Bartion
ENTELCO TELECOM