Faixa T para provedores de pequeno porte será liberada pela ANATEL

Postado em 18/set/2013 em Anatel Provedores

A Anatel terá até o final do ano para iniciar o procedimento administrativo que tornará disponível a faixa T da banda de 2,5 GHz para os provedores de pequeno porte, nas áreas em que estiver desocupada.

A faixa T, que vai de 2.570 MHz a 2.585 MHz, faz parte do bloco de 50 MHz em TDD que a Anatel manteve em poder das empresas com MMDS. Dessa forma, esse pedaço da faixa está livre nas cidades onde não há o MMDS. No edital de venda do 2,5 GHz para 4G, que aconteceu no ano passado, a Anatel não colocou a faixa T à venda; a ideia era disponibilizá-la para as prefeituras prestarem o serviço de banda larga, mas não se tem notícia de que de lá para cá tenha aparecido algum interessado.

A preocupação do ministério  é evidente quanto a disponibilização da faixa compatível com o porte das empresas a que ela se destina. “Ao definir as áreas geográficas da autorização, bem como os valores e as eventuais garantias a ela associados, a Anatel deverá considerar a sua compatibilidade com o porte dos prestadores de serviços de telecomunicações aos quais se destina a autorização”, diz o texto. Além disso, o procedimento convocatório deverá, preferencialmente, ocorrer em formato eletrônico, permitindo a participação remota.

Frequências

Nesta portaria também determina que, até o final do ano que vem, Anatel deverá estudar a disponibilização de outras faixas para os provedores de pequeno porte, entre elas: as subfaixas de 415,85 MHz a 421,675 MHz, de 425,85 MHz a 430MHz, de 1.785 MHz a 1.805 MHz e de 1.885 MHz a 1.895 MHz; e a subfaixa U da radiofrequência de 2.500 MHz a 2.690 MHz.

A portaria determina que a Anatel, no mesmo prazo, estude a disponibilização de outras faixas para uso licenciado e não licenciado. Sabe-se que os pequenos provedores também querem condições diferenciadas de disputa da faixa de 3,5 GHz.

A ENTELCO TELECOM está disponibilizando cursos de de diversas tecnologias nas modalidades presencial e telepresencial ( On-Line EaD) ao vivo. Os cursos são disponibilizados com uma certa frequência aos alunos, mesmo aos que não possam participar de um treinamento presencial, poderão se inscrever em uma turma On-Line.

Em breve a ENTELCO TELECOM irá oferecer cursos em bandas licenciadas para alunos e clientes, juntamente com o material didático, com proposta de formar 200 técnicos certificados ao longo do ano.

As inscrições podem ser feitas pelo link  Cursos ENTELCO

 

Por

Redação

ENTELCO TELECOM

Fonte: Teletime