Enlace airMAX Ubiquiti – 5 Dicas Importantes

Postado em 20/fev/2017 em Ubiquiti

Veja 5 coisas que não devem ser feitas em Enlace airMAX

Em telecomunicações, mais especificamente em propagação de sinais de RF, podemos entender que os elementos de um enlace airMAX eletromagnéticos são “espalhados” em todo o ambiente em que se está irradiando o sinal gerado pelo transmissor através de uma ou mais antenas.

A primeira regra sobre o fator entre a ligação de um ponto a outro no quesito irradiação de um enlace é a diretividade da antena, onde, através de um feixe, “ilumina-se” uma determinada área ou região.

Porém, o feixe da antena deve estar livre de obstáculos, onde, em “seu caminho”, não tenham objetos, construções ou qualquer outro tipo de barreira para o sinal.

O feixe (lóbulo de irradiação) que recebe o sinal, por sua vez, deve ter uma referência, que é chamada de ruído, mas ele deve existir, ou então não teríamos a sequência de transmissão, mas este ruído, precisa ter uma certa distância do sinal efetivamente recebido do transmissor inverso.

E é neste ponto, onde a maioria dos profissionais que projetam um enlace e não são especializados em RF, criam problemas ao seu próprio propósito.

Aparentemente este assunto é simples, mesmo aos “não engenheiros”, pois a impressão que temos é de apenas colocar um Rádio transmissor potente e uma antena “boa”, e ai o restante acontece por osmose, mas infelizmente isto não é bem assim.

enlace airMAX

Antenas airMAX

 

 

O que não deve ser feito em um radioenlace:

  1. Não misturar tipos de antenas que tenham diferenças de polarizações na mesma sequência;

  2. Não manter antenas muito próximas umas das outras ( ter pelo menos 1 metro de distância);

  3. Não deixar o feixe de irradiação da antena obstruído (ver documentação do fabricante para avaliar os ângulos);

  4. Não deixar de Calcular  Zona de Fresnel (preocupar-se com postes, fios, caixas, construções, rede elétrica, etc.);

  5. Não deixar as antenas próximo ao nível da rua, pois podem ter caminhões, ônibus parados ou estacionados;

Em seguida preocupar-se com pontos da rede lógica e tecnológico, mas isto seria outra parte importante do radioenlace, que escreverei em outro artigo mais adiante.

Elementos de um enlace

As antenas em um dimensionamento de enlace airMAX, podem ser responsáveis por boa parte da qualidade e estabilidade de um link.

Para que o dimensionamento correto seja feito, é preciso estudar alguns elementos de Telecomunicações, tais como:

  • Propagação de sinais;
  • Amplitude;
  • Intensidade;
  • Sensibilidade;
  • Ruído;
  • Interferência;
  • Modulação;
  • Entre outros;

A partir do iluminador de uma antena, nós temos o espectro, onde não detemos o domínio ou controle, e é aí que começam as variações, mas obviamente que em conjunto aos outros elementos, Rádio, potência, sensibilidade e lista que apresentei acima.

Na sequência, podemos adotar um critério e calcular nosso enlace.

Mesmo não sendo um especialista, você deverá buscar conhecimento para tal. Sendo assim, basta somar todos estes elementos e aplicá-los ao seu enlace.

Realidades de um enlace

Ao determinar uma antena para enlaces Ponto a Ponto (PtP) devemos utilizar antenas com lóbulo de irradiação e feixe menor possível, para iniciar o processo de qualidade no resultado de seu projeto.

Em verdade, até mesmo as células de distribuição, conhecidas como Ponto Multi-Ponto (PtMP), muito utilizado por provedores WISP, deveriam adotar o critério de diretividade. Isto diminuirá o número de problemas a todos, inclusive quem não tenha nada haver com sua empresa.

Atualmente encontramos no mercado algumas marcas que facilitam a vida de muitas pessoas, como por exemplo, MikroTik, Ruckus, Ubiquiti, e vários outros fabricantes.

Dentre estes, aplica-se uma filosofia de “o meu é melhor e mais fácil de instalar”, esta afirmação é voltada aos fabricantes normalmente, porém, cuidado com a escolha..

Mas não basta você adquirir estes equipamentos de prateleira, especificados por um vendedor comercial sem o devido conhecimento. Portanto, procure empresas que tenham funcionários técnicos com o conhecimento voltado a aquele produto, ou então você deverá procurar o conhecimento através de cursos e treinamento.

Aliás, em meus treinamentos, eu procuro focar a necessidade dentro de cada conteúdo, levando até o aluno ou cliente o maior número de informações direcionadas. Como regra, seguimos conteúdos didáticos específicos, onde requerem o conhecimento anterior, base de infraestrutura, protocolos, serviços, transporte IP, etc.

Capacitação Técnica Ubiquiti

Para isto, aos que buscam conhecimento sobre 5 coisas que não devem ser feitas em um enlace airMAX Profissional, podem consultar os cursos de planejamento de Infraestrutura em:

Curso de Radioenlace Ubiquiti (Oficial com certificação)

ou

Curso Telepresencial airMAX (ao vivo)

Junte-se a nós.

Até lá.

Rogério Barion
ENTELCO TELECOM