Ubiquiti On-Line , Curso sobre Protocolo TDMA.

Postado em 11/dez/2014 em Provedores Ubiquiti

Curso Ubiquiti On-Line

Recentemente a Ubiquiti Networks adotou em seu padrão airMAX, a tecnologia TDMA, que é um que significa no inglês “Time Division Multiple Access”, e no português quer dizer “Acesso Múltiplo por Divisão de Tempo. TDMA é um protocolo que foi muito utilizado em telefonia celular e em verdade ele ainda é utilizado em alguns canais, porém, para telefonia móvel. Após 2010 houve uma evolução e necessidade de migração para outros padrões e protocolos na telefonia móvel, como o WCDMA (3G), CDMA2000, LTE (4G), etc. Para os Provedores WISP, que são os provedores via rádio, a tecnologia veio na hora certa, pois ela funciona dividindo um canal de frequência em intervalos de tempo distintos, assim, cada usuário ocupa um espaço de tempo específico na transmissão, o que minimiza problemas em ambientes com interferência ou até mesmo de múltiplos acessos, tais como as células de provedores via rádio que possuem dezenas de clientes ou estações conectadas simultaneamente a uma estação Base (torre).

Devido as aplicações da tecnologia em seus produtos, a Ubiquiti atingiu um nível bem elevado de usuários no mundo todo, possibilitando bandas maiores em canais de Rádio em frequências dentro do padrão Wi-Fi, que envolvem as frequências de 900MHz, 2.4, 5.8 e 24GHz no Brasil, assim, para as empresas que utilizam estas faixas no espectro, podem desfrutar destes recursos e benefícios da tecnologia, mas também deverão respeitar as regulamentações da agência nacional de telecomunicações a ANATEL, que através de uma licença conhecida como SCM, requer alguns critérios e normas.

Tecnologia TDMA no Ubiquiti On-Line

Com essa tecnologia que carrega o protocolo TDMA, também é necessário atribuir alguns “acessórios” nestes tipos de projetos, portanto será necessário entender um pouco mais de propagação de sinais, entender um pouco mais de critérios de antenas, desenvolver alguns cálculos simples no momento de planejar um enlace, seja ele de 200 metros ou 200 Km. A quem possa ter dúvida se um equipamento deste porte tem capacidade de transmitir a tal distância, a resposta será sim, é totalmente possível, porém, é neste ponto que entra o conhecimento para o bom planejamento.

O produtos da linha airMAX, requerem outros protocolos e recursos que operam em conjunto do TDMA, assim como o MIMO, representado pela letra M na maior dos equipamentos, que junto do TDMA poderá oferecer bandas acima de 100 Mbps com equipamentos a um custo baixo.

Ubiquiti On-Line

Ubiquiti On-Line

Especialização Ubiquiti On-Line

Em conversa com o engenheiro e especialista em telecomunicações Rogério Barion, informou que é possível sim, atingir longas distâncias com estes equipamentos, mas é preciso bastante cautela e planejamento, pois nesta faixa de frequência, as empresas encontrarão um número bem elevado de canais concorrentes. Assim como utilizar equipamentos das marcas NEC, ERICSSON, ALCATEL, entre outros fabricantes, é preciso ter um bom planejamento, pois o mesmo nível de conhecimento adquirido para um, serve para o outro, diferenciando em funções, recursos e características de software na maioria da vezes.

Destaca ainda Barion, que mesmo com a aparência simples e convidativa destes equipamentos da linha Ubiquiti, pela suposta facilidade de uso e montagem, é primordial o conhecimento mínimo para garantir a qualidade, estabilidade e boas taxas de transferências. Todos estes tópicos são abordados nos treinamento da empresa que são voltados a RF e dimensionamento de enlaces, e em específico para os equipamentos da linha airMAX. Para isto é oferecido o curso EaD On-Line da ENTELCO em linha do protocolo TDMA, assim como o dimensionamento dos enlaces.

As inscrições podem ser feitas pelo link, Curso EaD Ubiquiti On-Line

 

Por

Redação

ENTELCO TELECOM