A evolução do mercado Wireless com o novo padrão IEEE 802.11ac.

Postado em 17/set/2013 em Tecnologias Wireless

O IEEE (Instituto de engenharia eletro eletrônica) define o mais novo padrão, o IEEE 802.11ac, mas de forma ainda discreta. A substituição do atual padrão 802.11n para o novo 802.11ac, mais conhecido como AC, caminha timidamente e muitas empresas ainda não estão se arriscando neste caminho. A Apple foi uma das primeiras a introduzir o padrão em sua linha de notebooks e roteadores WiFi, mas não inclui o padrão no novo iPhone.

A nova tecnologia é capaz de transferir dados em uma velocidade de 1,3 Gbps em velocidade nominal, enquanto o padrão atual N consegue chegar a 450 Mbps. Os aparelhos com novo padrão irão operar somente na frequência de 5 GHz, que possui mais canais disponíveis, diferente dos aparelhos 801.11n, que operam tanto na frequência de 2,4 GHZ, quanto na de 5 GHz.

Em entrevista com o engenheiro Rogério Barion da ENTELCO TELECOM, tivemos acesso as sugestões e orientações sobre a utilização do novo padrão em aplicações específicas. “Como tudo o que surge e é novidade no mundo da tecnologia, o padrão ainda está em desenvolvimento, mas a investida deve ser mais lenta do que muitos fornecedores estão dizendo. É recomendado para ambientes isolados e sem interferências como a presença de um único ponto de acesso. O padrão oferece recursos de maior banda, no entanto, é necessário um equipamento com maior número de antenas e com maior largura em sua amplitude, ou seja, canais mais largos dentro da frequência. O padrão permite a utilização de canais de 20, 40, 80 e 160 MHz, e justamente por este motivo deverá ser aplicado a partir da faixa de 5GHz, por ter um número maior de canais de de faixa de frequência livre”. Com a evolução dos fabricantes e do hardware, o padrão promete bandas de mais de 6 Gbps, mas teremos um longuíssimo percurso até lá.

Segundo o engenheiro, os critérios a serem avaliados para a adoção da tecnologia estão a compatibilidade dos smartphones, tablets ou notebooks e se a rede será substituída pelo novo padrão, pois isso pode implicar também na substituição e perda de clientes que ainda não estão preparados para receber a novidade, Barion ainda cita que os fabricantes já estão anunciando os dispositivos para áreas outdoor tais como Ruckus, Ubiquiti, entre outros do segmento, mas alerta que para o uso correto, deverão ser criados planos de estudos e um devido planejamento da rede em operação, principalmente aos enlaces de maiores distância que poderão exigir um ajuste em suas potências e suas antenas. Barion, orienta a todos que tiverem interesse neste padrão por conta da necessidade de altas velocidades, que procurem um especialista antes de definirem ou até comprarem os equipamentos, pois o mal uso deste padrão poderá piorar mais ainda nosso espectro, que já está sendo utilizado em mais de 70% dos provedores de acesso via rádio, de maneira errada.

Em palestra a uma universidade paulistana, o engenheiro falou sobre informações técnicas e detalhes mais profundos sobre o padrão. As informações da palestra podem ser acessadas aqui e interpretadas de maneira mais técnica por profissionais da área.

A ENTELCO TELECOM dispõe de cursos na área de radiofrequência que envolvem estes tópicos e conhecimento e fabricantes que já estão operando com a tecnologia, tal como a Ubiquiti Networks, onde já estão disponíveis cursos de certificação em várias cidades do Brasil, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belém, Manaus, Porto Alegre, entre outras. O conteúdo do curso pode ser encontrado no site da entelco  http://www.entelco.com.br/cursos/?id=52 .

 

Por

Redação

ENTELCO TELECOM